Pão de Cristo com fermento de litro – Fica super fofinho – Hum
Pão de Cristo com fermento de litro – Fica super Fofinho
???? Você vai gostar também: ???? Pão Caseiro
Antes de fazer o Pão de Cristo vamos aprender a preparar o Fermento do Pão de Cristo
Fermento de litro ou fermento de Cristo
Aliás esse fermento, também chamado de fermento líquido ou fermento de garrafa, é feito a partir da mistura de água, farinha, açúcar e sal e tem longa tradição.
Antigamente, quando era feito, costumava-se dividi-lo em três partes: a primeira parte era usada para fazer o pão, a segunda parte era guardada como “muda” para ser reformada na próxima vez que o fermento fosse usado e a terceira parte era dada de presente a um amigo, renovando o ciclo de prosperidade, compartilhando e multiplicando pães pela vizinhança.
A receita é simples, mas deve ser seguida à risca para não ter erro. Então vamos a ela:
Receita do Fermento de Litro
Então comece separando os seguintes ingredientes:
- 1 litro de água filtrada
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo branca
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal.
Então vamos lá para o preparo:
Primeiramente misture bem todos os ingredientes com um fuê, até obter um líquido homogêneo.
Em seguida coloque o líquido dentro de uma garrafa pet bem fechada (eu usei uma garrafa pet de 1,5 litro) e guarde num canto do armário, para descansar de 7 a 10 dias. Escolha um lugar onde não precise mexer a garrafa.
Então ao longo dos dias, os ingredientes começam a se depositar no fundo da garrafa.
Aliá resista à tentação de mexer e chacoalhar o líquido.
Enquanto isso deixe o fermento quieto no canto dele.
Assim que toda a mistura de ingrediente depositada no fundo da garrafa começar a subir é hora de fazer a reforma.
Hum esta ficando bom, né.. então vamos continuar
Em seguida próximo do 10º dia, tente apertar um pouco com as mãos a garrafa pet.
Você perceberá que ela está completamente dura, rígida como vidro. São os gases produzidos pela fermentação natural que ocuparam o espaço dentro da garrafa. Como um refrigerante cheio de gás! E por estar tão cheio de gás, não deixe de reformar o fermento até o décimo dia. Senão, corre o risco da garrafa não resistir à pressão e explodir fermento pra tudo quanto é lado.
Como reformar o Fermento de Litro
Antes de tudo é hora de reformar o seu fermento de litro. Então cuidado ao abrir a garrafa. Ela está cheia de gás e pressão. Assim como um refrigerante, o líquido começara a espumar e tentar escapar da garrafa. Vá abrindo aos poucos, bem devagar, para permitir que o gás saia, sem desperdiçar seu fermento.
Em seguida coloque todo o líquido do fermento em uma vasilha grande, de preferência uma vasilha de vidro transparente e incolor.
Então acrescente as mesmas medidas iniciais de farinha de trigo, açúcar e sal e misture bem.
Em seguida adicione 1 litro de água morna e mexa bastante, até que o líquido fique bem homogêneo.
Então tampe a vasilha com filme-plástico e deixe descansar de 4 a 6 horas.
Enfim depois do descanso, quando se forma uma camada espumosa e espessa sobre o fermento, e a parte de baixo estiver cheia de bolhas, seu fermento está pronto para ser usado e fazer seu primeiro “Pão de Cristo” ou “Pão de fermento de litro”.
Hum esta ficando bom, né.. então vamos continuar
Aliás o cheiro do fermento de litro me fez lembrar o fermento biológico fresco. Aquele cheirinho tão característico que muita gente torce o nariz, mas eu sinceramente adoro.
Aliás antes de botar a mão na massa, é hora de dividir o fermento, como manda a tradição:
Então reserve 500ml do fermento líquido para usar na receita de pão e guarde na mesma garrafa pet 1 litro do fermento reformado como muda para a próxima vez.
O restante você pode doar para alguém. Se não tiver para quem dar, nem quiser fazer mais pão com essa sobra de fermento, a alternativa é descartar.
Acredite: 500ml de fermento é o suficiente para fazer 3 pães grandes, com 1kg de farinha de trigo. É pão pra semana toda!
O litro de fermento que você reservou deve ser guardado na geladeira por até 7 dias.
Depois disso, precisa ser reformado/refrescado novamente, mesmo que você não faça o pão.
Só assim você manterá eu fermento forte e cheio de gás para dar belas fornadas de pães saborosos e macios. Se não for fazer pão, reforme e descarte a parte que usaria para a receita.
Agora vamos a receita de Pão de Cristo feito com fermento de litro
Pão de Cristo
Agora que você já aprendeu a fazer o fermento de litro, é hora de fazer o Pão de Cristo. Uma receita tão antiga quanto o próprio fermento. Simples, saboroso e macio, o pão perfeito para provar com manteiga, requeijão, geleia, nutella e… o que mais sua imaginação permitir. A receita é bem simples
A receita abaixo é feita com apenas 500ml do fermento de litro. Rende 3 pães grandes. Se quiser fazer com 1 litro de fermento, basta dobrar as medidas dos ingredientes (exceto o sal).
Antes de tudo vamos aos ingredientes:
- 500ml de fermento refrescado
- 1 ovo
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de banha derretida ou óleo
- 2 colheres de sopa de leite em pó (opcional)
- 1 colher de chá de sal
- Aproximadamente 1kg de farinha de trigo branca (você poderá precisar de um pouco mais de farinha até o ponto da massa desgrudar das mãos).
Então vamos lá para o preparo:
Antes de tudo misture bem os 5 primeiros ingredientes e vá acrescentando a farinha aos poucos, incorporando à massa. Você poderá sovar à mão ou numa batedeira com batedor em forma de gancho, para massas pesadas, por até 20 minutos.
Em seguida coloque a massa em uma bacia, cubra com uma toalha e deixe descansar de 8 a 12 horas.
Lembre-se que pães de fermentação natural levam mais tempo para serem feitos e é desse tempo que tiramos todos os seus sabores, texturas e benefícios.
Então após o descanso a massa deverá ter duplicado, quem sabe até triplicado de tamanho.
Coisa mais linda! Leve à bancada e divida em quantas partes desejar.
Em seguida passe por um cilindro (ou, se não tiver, pode ser aberto com rolo de massa ou, até mesmo, uma garrafa de vidro).
Hum esta ficando delicioso, né.. então vamos continuar
Então abra bem a massa e enrole ou molde os pães no formato que desejar.
Variar e testar novos formatos é sempre um exercício de criatividade. Pra que ser igual sempre, né?
Depois de montar sua mais nova obra de arte (hihihi), coloque os pães sobre uma assadeira untada com margarina e trigo.
Cubra com uma toalha e deixe descansar de 3 a 6 horas, a depender do clima, até que dobre de tamanho e você sinta que a assadeira está mais leve (graças à ação dos gases do fermento de litro).
Se gostar, você pode pincelar um pouco de ovo batido com água gelada, para deixar a casca mais brilhante e morena.
Por fim asse em forno pré-aquecido a 180º até dourar. O tempo pode variar em cada forno. Fique sempre de olho. Você logo começará a sentir aquele cheirinho delicioso do pão sendo assado.
Deixe o pão esfriar e prepare a manteiga, o requeijão, a geleia, o café coado na hora e experimente essa maravilha.
Pronto, agora é só se deliciar!
Fala sério, que Delicia esse pão, não é?
Então não dê bobeira e prepare essa delicia ainda hoje.
Aliás, pode ter certeza que todo mundo vai se apaixonar!
——————-
???? Saiba mais:
???? Amigo leitor,
Se você chegou agora em nosso cantinho, e gostou das nossas receitas, tenha certeza que trabalhamos para você em primeiro lugar. Provavelmente estaremos sempre querendo ouvir sua opinião que também será, certamente muito valiosa para o desempenho do nosso trabalho.
Da mesma forma, sabemos que podemos contar com você, então compartilhe e deixe seu comentário.
Portanto contamos com sua presença, e acima de tudo ficaremos felizes com seu retorno em nosso site, do mesmo modo que ao compartilhar nosso conteúdo, o mesmo também possa servir á muitas outras pessoas.
E finalmente por isso, teremos a certeza que acima de tudo contribuímos, certamente com eficácia por um bom conteúdo.
Consequentemente nosso site também vai crescer e todos nós teremos incentivo em melhorar cada dia mais, e além disso, podemos aprimorar nosso conteúdo, visando em primeiro lugar nossos amigos leitores para voltar a nos visitar, e que provavelmente estarão satisfeitos com nosso trabalho.
Agradecemos sua presença e seu carinho. Volte sempre!
???? Amigo redator,
Além disso deixamos bem claro devido ao fato de que possa ser encontrado conteúdos parecidos por toda internet, que certamente cada artigo tem sua essência e muitas matérias tem 50% de chance de serem copiadas e reproduzidas. Como resultado, procuramos da mesma forma, contribuir com outros sites, podendo fazer parcerias como resultado de um bom relacionamento entre ambas as partes e deixando claro que certamente estaremos prontos para modificar ou excluir qualquer conteúdo que certamente seja julgado como cópia (plágio). Grata!
???? Você vai gostar também: ???? ????
???? Conheça nossa página lá no Facebook: ????
NARG – Gostou?… Então Deixe seu comentário e compartilhe!
“A verdadeira felicidade está na própria casa entre as alegrias da família”.
Pingback: Pão de leite Japonês (Hokkaido) - Fofinho, cheiroso e delicioso -
boa tarde , comecei a fazer o fermento no dia 11/03 no dia 12 , subiu tuda a farianha , hj dia 13 desceu tudo , esta com pouquinho de espuma na superficie , pelo que eu entendi , agora ela volta a subir novamente ? a garrafa é pet , mais esta parecendo um vidro de tão dura , OBS : aqui na minha cidade o clima é muito quente , gira em torno de 35° todos os dias , e tem dias mais quentes , devo esperar os 7 ou 10 dias ??
Ola…ja faço esse fermento..uso 500m/l e guardo 1 litro ..nao doei e bem descartei..pois minha udeia era fazer 2 medidas e guardar acusca.Pirem todos is fermentos de litro que leio n consigo entender….o meu depois que prwparo drixo ate formar uma nata encima…da nem 1 h …e muitos dizem que tem que esperar uma semana para usar…faço todo dia as 18 hs…qyal seria o correto….e tambem…as vezes o fermento ta encima e a maioria das vezes fica embaixo…tem diferença?…a massa n da paravpassar no cilindro fica grudando ..ate na bancada…mas fui deixar em uma receita ficar mais firme..o pao nao ficou bom….pide auxiluar?
Acredito que não há necessidade porque as vezes que fiz nunca precisei esperar tantos dias assim…deve ser porque aqui na minha cidade tambem a temperatura é quente.
Adoro pão de Cristo lembro da infância um monte de paizinhos redondos…hummm
Minha dúvida é se posso fazer pães todos os dias ou só de 7/7 dias? Aqui o pão da p 1 dia só..kkk
Pingback: Pão na panela de pressão - Descubra o sabor - Saboroso -